Você sabe o que é economia compartilhada? Conhece as vantagens desta prática? Leia o que preparamos para você sobre essa nova tendência que vem modificando diversos mercados.
O que é economia compartilhada?
A economia compartilhada é uma forma de otimizar recursos e eliminar desperdícios. Seu foco é a partilha de ativos e serviços utilizados, com ou sem cobrança pela utilização. São ofertados benefícios pela criação de formas sustentáveis (economicamente e ecologicamente) de consumo, por meio da utilização comum.
Na prática, a economia compartilhada é como o antigo hábito que a sociedade possuía, de dividir bens com seus amigos e familiares, que não são utilizados o tempo todo. Hoje, essa partilha acontece por meios digitais, em plataformas, e temos como exemplos o Airbnb, Uber, Patinetes Elétricos e Bicicletas que, por meio do compartilhamento, transformam bens em serviços.
Esta modalidade de economia está sendo expandida também para o setor de serviços. Onde era necessário fazer a contratação mensal, agora é possível contratar sob demanda, reduzindo muito os custos operacionais de seu negócio.
Diferença entre compartilhamento e colaboração
Há dois modos de dividir algo com alguém: pela economia compartilhada e pela economia colaborativa. Na primeira situação, foco do nosso artigo, um item é compartilhado entre pessoas, divido por elas; no segundo caso, um trabalho é executado de forma colaborativa, pela união entre os indivíduos.
Exemplo: um escritório de coworking também é um caso de economia compartilhada, pois os freelancers partilham o mesmo local de trabalho. Se um auxilia o outro em sua rotina, porém, atuam também em modo de colaboração.
Como funciona o compartilhamento
O compartilhamento é realizado entre uma pessoa ou empresa que possuem o recurso (bem ou mão-de-obra) e por quem necessita utilizá-lo temporariamente. Desta forma, a pessoa não precisa arcar com os custos de compra, contratação e manutenção deste recurso, e quem está compartilhando mitiga os gastos de manutenção ou gera lucro.
A locação ou contratação destes serviços podem ser realizadas por meio de aplicativos, sites ou contratos com base na demanda necessária.
Benefícios da economia compartilhada
Algumas das vantagens da economia compartilhada são a redução de custos por quem está contratando, a geração de renda por quem está compartilhando e promovendo o compartilhamento.
Também é importante informarmos a vantagem do acesso facilitado à bens que não estariam à disposição de todos, e a geração de mais sustentabilidade sem diminuição de recursos.
Por que aderir à economia compartilhada?
Sua empresa pode aderir à economia compartilhada por conta dos benefícios que mencionamos acima, contratando serviços de acordo com sua demanda, pagando apenas pelo que utiliza e não pela disponibilidade total de uma pessoa contratada.
É imprescindível falar da sustentabilidade do negócio, uma vez que a aquisição de um bem ou a contratação de um funcionário pode inviabilizar a abertura ou a continuidade da empresa, em função dos altos custos envolvidos.
Você já pensou em aderir ao método de economia compartilhada? Muitas instituições já aderiram, e os benefícios são inúmeros. O excesso de consumo diminui, há mais cooperação entre as pessoas, constrói-se novos relacionamentos e a qualidade de vida das pessoas é melhorada.
Ao aderir à economia compartilhada, você colaborará para um mundo melhor, gerando valor econômico para ambas as partes da transação.